China veg e delícia no velho sacana em Porto Alegre

Na rápida passagem por Porto Alegre tive a chance de reencontrar uma amiga de tempos, a Didi, que está vegetariana o dobro de tempo que eu, ou seja, pouco mais de seis meses. Saímos para almoçar e ela me levou ao Casa Oriental, um restaurante chinês ovolactovegetariano muito simpático, que fica a rua Felipe Camarão, 61. Lugar simples e comida muito saborosa, principalmente o rolinho primavera, que tem de diversos sabores.

Durante a refeição dividimos alguns dos dramas e das delícias do estar vegetarianos. Assim como para mim, o motivo da nova conduta alimentar dela deve-se a uma maior consciência das dinâmicas que envolvem o consumo da carne e também do direito dos animais. Para ela, o ponto crucial foi a leitura do livro “Comer animais”, de Jonathan Safran Foer, que o Douglas já tinha me indicado. Já peguei emprestado com ele e devo começar a ler em breve, assim que a temporada de provas e trabalhos acadêmicos terminarem. Depois, comento aqui.

A noite, no embalo dos reencontros, fui com outra amiga querida, a Iza, para o Dirty Old Man, um barzinho todo cheio de clima, inspirado no escritor maldito Charles Bukowski, que eu adoro. Quem quiser conferir, tem o site: http://www.dirtyoldman.com.br/ Entre as opções de sanduíches tem o Pipe, que é preparado em pão baguete integral com aveia, carne de soja e quinua, mix de cogumelos, ricota temperada, tomates, pesto e picles de cebola. Leve e gostoso. Dá sustentação para mais um chope sem tirar aquela tonturinha gostosa adquirida nos anteriores.

Charles Bukowski

No fim, Porto Alegre, conhecida pela tradição gaúcha do churrasco, reservou bons momentos de cozinha vegetariana. Lógico que isso se deve muito mais a um novo olhar dado por mim sobre a cidade, contudo, é confortante saber que, pelo menos em alguns espaços de interação gastronômica, existe a delicadeza de se pensar em outros públicos. Espero voltar em breve para continuar a incursão, tanto dos reencontros como dos sabores.

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s